O projeto CoVive Social é fruto do edital de Inovação FIOCRUZ/FUNCAP 01/2021, coordenado pelo pesquisador do grupo LARIISA Fiocruz, Odorico Monteiro. Entre as instituições e organizações que colaboram com o projeto estão a Fiocruz, a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Nova de Lisboa, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e a empresa Aracati Digital Serviços LTDA.
Dessa forma, através da plataforma CoVive Social, será possível evitar deslocamentos desnecessários dentro da unidade hospitalar; oferecer informações à equipe multiprofissional para se conectar com o paciente; possibilitar o acesso a informações sobre os direitos sociais; reduzir o tempo de hospitalização; apoiar a equipe na emissão de atestados e laudos em tempo hábil e avaliar a opinião dos usuários sobre a utilização da tecnologia.
Em seu pleno funcionamento, a tecnologia deve trabalhar integrada ao sistema de informação do HGF e disponibilizará informações sobre a jornada do paciente dentro do hospital, reduzindo deslocamentos desnecessários entre os setores. Também será possível gerir as videochamadas com familiares de pacientes internados. O CoVive Social possibilitará também a disponibilização de informações que viabilizem o acesso a serviços e benefícios assistenciais e previdenciários dos pacientes e a um perfil humanizado destes. Também será possível por meio dessa plataforma tecnológica a solicitação de laudos e atestados médicos.