Mestrando do PROFSAÚDE apresenta pesquisa sobre a Plataforma Zelo Saúde
28 de junho de 2021
O médico e pesquisador do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE), Lucas Alexandre, orientado pelos professores Odorico Monteiro e Ivana Barreto, apresentou seu projeto de pesquisa “Avaliação da utilização da Plataforma Zelo Saúde por profissionais médicos na assistência à saúde de pessoas idosas dependentes de cuidados nos municípios de Fortaleza/CE e Eusébio/CE”. O estudo busca avaliar a utilização da Plataforma, em especial a aplicação Zelo Profissional de Saúde, por médicos que acompanham Pessoas Idosas Dependentes (IPD’s) nos municípios supracitados.
A apresentação aconteceu na quarta-feira, 16 de junho, durante reunião dos pesquisadores de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Saúde da Família e Saúde Digital, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), orientados pelos professores Ivana Barreto e Odorico Monteiro. A metodologia utilizada nos encontros é a apresentação individual das dissertações e em seguida a abertura para discussão e intercâmbio de experiências entre o grupo.
Lucas Alexandre iniciou com uma apresentação sobre a metodologia do estudo, que optou pela observação da utilização da plataforma pelos médicos durantes os meses de novembro e dezembro de 2020. Ao total 43 casos foram avaliados, sendo 21 vinculados à UAPS em Fortaleza, dez à empresa Saúde Residence e doze ao serviço de atendimento domiciliar do Eusébio.
Questionado sobre os desafios durante o estudo experimental por parte dos idosos, o médico explicou que “a plataforma visa o contato com o cuidador/familiar, para que ele tenha mais conhecimento sobre os cuidados essenciais com o idoso, então um dos desafios do estudo foi no processo de utilização do aplicativo mobile, mas com uma breve explanação todos conseguiram utilizar perfeitamente a plataforma. O Zelo é extremamente intuitivo, isso ajudou bastante”.
“A adesão foi muito boa, principalmente por parte dos cuidadores e enfermeiros. Mesmo em um momento tão crítico da pandemia a equipe de enfermagem dos postos que visitamos durante o estudo experimental deram o suporte e voto de confiança importante para que a pesquisa seguisse”, declarou Ivana.
Após a apresentação do projeto o grupo discutiu dados informativos, experiências vividas durante o estudo experimental e melhorias para a pesquisa.
Mais sobre o Zelo Saúde A Plataforma Zelo Saúde está disponível em três aplicações, sendo duas aplicações mobiles para smartphones Android e IOS (Zelo Profissional de Saúde e Zelo Cuidador/Familiar) e uma aplicação WEB (Zelo Gestor), sistematizando um conjunto de informações que permitem a interação e a comunicação entre os usuários, possibilitando a melhoria do cuidado com o apoio à tomada de decisão.
Voltada à gestão do cuidado em saúde da população idosa, a Plataforma funciona por meio do uso de ferramentas tecnológicas que apoiam pessoas idosas, gestores, profissionais de saúde, cuidadores e familiares, com financiamento do Programa INOVA FIOCRUZ, da Vice-Presidência de Produção de Inovação da FIOCRUZ.
O Projeto Zelo foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Redes Inteligentes e Integradas de Saúde – LARIISA Saúde Digital, que integra pesquisadores da Fiocruz Ceará; Universidade Federal do Ceará; Instituto Federal do Ceará, campus Fortaleza, Aracati e Acaraú; Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat), e a startup cearense AVICENA, que desenvolve tecnologias inteligentes de gestão em saúde.
Conheça mais sobre o PROFSAÚDE O PROFSAUDE é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCP) e aprovado em 2016. O Mestrado é oferecido por uma rede nacional constituída por 22 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz. O programa conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).
Conheça algumas pesquisas produzidas pelo grupo de mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos da UFC/FIOCRUZ:
Utilizamos cookies do Google Search, LinkedIn Ads e Google Maps para coletar informações sobre como os visitantes usam nosso site e realizar gerenciamento dessas informações para promover ações direcionadas. Esses cookies coletam informações agregadas para nos dar uma ideia de como nosso site está sendo usado.