O Programa Inova Labs e o Marco Legal da Ciência e Tecnologia no âmbito da Fiocruz foram tema na reunião da Câmara de Inovação, Produção e Empreendedorismo da quinta-feira, 25 de fevereiro. O pesquisador em Saúde Pública Roberto Nicolete e a Procuradora-chefe da da Fiocruz, Deolinda Vieira apresentaram os temas. Adaptado totalmente ao formato online, o Inova Labs iniciou em 23 de janeiro a terceira edição do treinamento de imersão que visa capacitar pesquisadores e alunos de pós-graduação da Fiocruz quanto ao empreendedorismo científico e inovação.
O Inova Labs Fiocruz é um programa de pré-aceleração que objetiva identificar oportunidades junto aos pesquisadores da Fiocruz em todo o país para o desenvolvimento de soluções que possam resolver lacunas relevantes do sistema público de saúde nas áreas de oncologia, emergências sanitárias e doenças negligenciadas. A iniciativa tem por propósito incentivar seus colaboradores a transformarem suas pesquisas em produtos e serviços que alcancem a sociedade.
O coordenador da Câmara e pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro, ressaltou a importância de relacionar ciência e empreendedorismo. “Precisamos desmistificar a ideia de que ciência e empreendedorismo são antagonistas. Os dois caminham de mãos dadas e nós, cientistas-empreendedores, acompanhamos de perto essa relação”, afirmou.
Roberto Nicolete, participante das edições de 2019 e 2020, relatou a necessidade dos pesquisadores por mais programas no formato do Inova Labs. “Sempre queremos algo que nos tire da zona de conforto. O Inova veio com uma proposta instigante, pois possibilitou a expansão dos nossos projetos do meio acadêmico para o meio empreendedor”, disse.
A Coordenadora da Plataforma de Apoio à Pesquisa e Inovação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Aline Christine, mencionou a importância da criação de uma cultura empreendedora por meio do Inova Labs. “Nós observamos claramente o avanço que os pesquisadores do IOC tiveram depois de participar do Programa. A forma de apresentar a sua tecnologia e a abordagem com empresas e clientes em potencial é outra após esse processo”.
Deolinda Vieira tratou sobre Marco Legal da Ciência e Tecnologia no âmbito da Fiocruz. A legislação foi aprovada em 2016 (Lei nº 13.243/2016) e regulamentada por meio do Decreto 9.283/2018 e altera regras que favorecem a criação de um ambiente de inovação mais dinâmico no país. Entre seus princípios estão a promoção das atividades científicas e tecnológicas como estratégicas para o desenvolvimento econômico e social; o estímulo à atividade de inovação nas empresas e nas instituições de ciência e tecnologia (ICTs) e a simplificação de procedimentos para gestão de projetos de ciência, tecnologia e inovação. “A Fiocruz acompanhou de perto a tramitação do projeto desde 2011, quando foi anunciada a revisão do Código de Ciência e Tecnologia na Câmara dos Deputados”, informou a Procuradora-chefe.
A Fundação participou ativamente do grupo de relatoria no Congresso Nacional, organizou a primeira audiência pública, com a participação da comunidade científica, esteve presente em fóruns especializados de discussão e em outras audiências públicas, além de ter promovido seminários no Rio de Janeiro e em unidades de outros estados.
Saiba mais sobre o Programa Inova Labs
http://conteudo.biominas.org.br/programa-inova-labs-fiocruz