A Fiocruz Ceará inaugurou na sexta-feira, 01 de outubro, o espaço de Saúde Digital dos pesquisadores do Laboratório de Redes Integradas e Inteligentes em Saúde (LARIISA), na sede da instituição, localizada no município do Eusébio. A inauguração contou com a presença de pesquisadores, estudantes e professores LARIISA Fiocruz, que participaram de um momento de integração com a coordenadora de gestão da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 e coach comportamental, Kamila Albuquerque.
O espaço de Saúde Digital foi instalado no Bloco de Pesquisa da Fiocruz Ceará e o encontro teve como propósito além de apresentar o espaço, fomentar o autoconhecimento individual e coletivo do grupo, resultando em uma dinâmica facilitadora de integração no retorno gradativo às atividades presenciais, no contexto da pandemia de covid-19.
O pesquisador da Fiocruz Ceará e líder do LARIISA, Odorico Monteiro destacou a trajetória de trabalho e pesquisa que culminaram com a criação do grupo, os projetos e o laboratório de Saúde Digital. “O LARIISA surgiu da junção de dois laboratórios. O nosso, Redes Inteligentes e Integradas de Saúde e sua Organização (RIISO), e o do professor do Instituto Federal, Mauro Oliveira, que criou o Laboratório Redes de Computadores & Inteligência Artificial (LARA). Nós planejamos a nova linha de pesquisa no Canadá, durante o nosso pós-doutorado, em 2009. Então esse espaço é fruto de algo que nós estamos construindo há muitos anos e queremos atualizar e aprimorar com apoio da Fiocruz”, disse Odorico.
Para a pesquisadora da Fiocruz Ceará, Ivana Barreto, realizar novamente atividades de acolhimento e reflexão em grupo é essencial para nós conseguirmos observar os diferentes perfis presentes na equipe e compreender como pode ser construído um intercâmbio de saberes. O que talvez não seja o meu ponto forte, consigo encontrar no meu colega de trabalho e assim colaborar com a equipe e desenvolver as atividades com excelência”, destacou a pesquisadora.
A servidora da Fiocruz Ceará Kamila Albuquerque conduziu as dinâmicas com foco autoconhecimento e integração com o ambiente de trabalho. “A ideia sobre o que abordamos nesse momento foi justamente fomentar uma aplicação prática na rotina do espaço Saúde Digital. Esperamos também ter acrescentado algo ao processo de autoconhecimento de vocês, porque autoconhecimento é isso: um processo”, salientou a coordenadora de Gestão.
Os dois principais projetos atuais do LARIISA são as plataformas GISSA e Zelo Saúde do Idoso. o GISSA é uma Plataforma computacional que realiza coleta automática das bases de dados dos sistemas do Sistema Único de Saúde (SUS): ESUS-AB, CNES, SIM, SINASC, SINAN por meio de robôs extratores de dados, analisando informações através de mecanismos inteligentes (Business Intelligence/Ontologia) transformando-os em informações integradas, úteis para tomada de decisão nos diversos níveis da gestão em saúde.
Já a Plataforma Zelo é uma solução tecnológica voltada à gestão do cuidado em saúde da pessoa idosa e funciona por meio de três aplicações, duas aplicações mobile para smartphones Android e IOS (Zelo Profissional de Saúde e Zelo Cuidador/Familiar) e uma aplicação web (Zelo Gestor), sistematizando um conjunto de informações que permitem a interação e a comunicação entre os usuários, possibilitando a melhoria do cuidado com o apoio à tomada de decisão.
Financiada pelo Programa INOVA FIOCRUZ, da Vice-Presidência de Produção de Inovação da Fiocruz e com o intuito de fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e transformação de projetos de pesquisa em produtos, atualmente a Plataforma encontra-se em processo de prospecção de clientes. O público alvo do Zelo Saúde do Idoso são empresas de home care, operadoras de planos de saúde e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Sobre o LARIISA
O LARIISA é efeito da evolução de pesquisas nas áreas da Saúde e Tecnologia Digital dentro da Fundação Oswaldo Cruz, em um trabalho conjunto com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Instituto Federal do Ceará (IFCE); e da necessidade de uma associação ampla para o fortalecimento da pesquisa e desenvolvimento nas fronteiras da saúde e da tecnologia da informação, compondo um amplo campo da saúde digital.
Atualmente o LARIISA conta com pesquisadores na área de Tecnologia da Informação, Mídias Digitais, Saúde Coletiva, Biotecnologia, Economia, Saúde e Meio Ambiente, Comunicação Social e Serviço Social.
Por: Liz Siqueira
Acompanhe o LARIISA nas redes sociais: @lariisasaudedigital
Veja as fotos da inauguração do espaço Saúde Digital
Saiba mais sobre o GISSA
Saiba mais sobre a Plataforma Zelo