Após dois anos de distanciamento pela pandemia de Covid-19, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) realizou, em Salvador, o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, nos dias 21 a 24 de novembro. Os médicos, professores e pesquisadores do Laboratório de Redes Inteligentes e Integradas (LARIISA), Ivana Barreto e Odorico Monteiro, participaram do evento apresentando o projeto CoVive Social, mais uma inovação tecnológica em Saúde Digital fruto das pesquisas do LARIISA.
Durante a pandemia da COVID-19, pacientes com e sem a doença foram admitidos nos hospitais sem acompanhantes, as visitas foram suspensas e as ferramentas genéricas usadas para repassar informações acerca do estado dos enfermos não foram bem utilizadas. A idealização do CoVive Social surgiu por meio dessa problemática, visto que o projeto trata-se de uma tecnologia desenvolvida com o propósito de facilitar a comunicação entre familiares, pacientes hospitalizados e profissionais de saúde.
Construído em parceria com o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), sua inspiração é a solução dos desafios de comunicação observados a partir da pandemia vivenciada nos últimos dois anos. Estudos realizados dentro do HGF permitiram o alinhamento sobre as principais funcionalidades que a solução deve conter.
O CoVive prioriza em seu desenvolvimento o design de experiência do usuário, a partir de um processo de experimentação e escuta para a otimização do aproveitamento da ferramenta no maior hospital de referência do Ceará. Um protótipo do CoVive Social deverá ser apresentado em breve à gestão da Secretaria da Saúde do Ceará e ao HGF.
Com tema Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social, o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e ocorreu no Centro de Convenções Salvador (CCS). Os debates e ações do Congresso objetivaram estimular reflexões e propostas que possam ser incorporadas à agenda da Saúde, da Educação e da Ciência e Tecnologia dos próximos governos, seja federal ou estaduais, de modo a contribuir para a reconstrução e redirecionamento das políticas públicas estratégicas para o Brasil.
Conheça outros produtos do grupo LARIISA Saúde Digital
GISSA Governança Inteligência em Saúde – Plataforma computacional que realiza coleta automática das bases de dados dos sistemas do Sistema Único de Saúde (SUS): ESUS-AB, CNES, SIM, SINASC, SINAN por meio de robôs extratores de dados, analisando informações através de mecanismos inteligentes (Business Intelligence/Ontologia) transformando-os em informações integradas, úteis para tomada de decisão nos diversos níveis da gestão em saúde.
Proprietário: Startup Avicena
GISSA Intelligent Bot – Protótipo computacional, interoperável com a plataforma GISSA, capaz de interagir com gestantes, hipertensos e diabéticos, por meio de diálogos textuais sobre o autocuidado e a Rede de Atenção Primária à Saúde/Estratégia Saúde da Família no contexto da Pandemia de COVID-19.
Coordenadora: Ivana Barreto, Pesquisadora Fiocruz
JORDANA – É um software da Jornada da Mulher Pernambucana na Linha do Cuidado do Câncer de Colo de Útero (CCU), que objetiva a melhoria do padrão de qualidade e cobertura de rastreamento para pelo menos 80% da população de risco, somada à ampliação da cobertura de vacinação contra HPV na população-alvo. O JORDANA visa também a otimização e qualificação do acesso e uso dos serviços com maior facilidade, comodidade, agilidade, oportunidade e resolutividade, o que acarretará na melhoria dos índices de morbimortalidade por CCU.
Coordenadora: Odorico Monteiro e Letícia Katz
Plataforma Zelo Saúde – Voltado à gestão do cuidado em saúde da população idosa, por meio do uso de ferramentas tecnológicas que apoiam pessoas idosas, gestores, profissionais de saúde, cuidadores e familiares.
Coordenadora: Ivana Barreto, Pesquisadora Fiocruz
Saiba mais sobre o JORDANA: leticiackatz@gmail.com
Saiba mais sobre os produtos LARIISA Saúde Digital: odorico.monteiro@fiocruz.br; ivana.barreto@fiocruz.br
Siga o LARIISA Saúde Digital no Instagram: @lariisasaudedigital
Por: Liz Siqueira