Inova Fiocruz estimula transformação do conhecimento em produtos para saúde
29 de abril de 2021
Os pesquisadores da Fiocruz participaram na quinta-feira, 16 de abril, da reunião da Câmara de Inovação, Produção e Empreendedorismo da Fiocruz Ceará. Em discussão, os desafios de apoiar o cientista empreendedor e os projetos criados para atravessar esses obstáculos.
A coordenadora de Gestão Tecnológica (GESTEC), Celeste Emerick, citou o Programa de Estímulo ao Empreendedorismo, criado a partir do Inova Fiocruz/Inova Labs. Com o programa Inova Labs, a Fiocruz pretende potencializar a criação de futuros negócios e startups de acordo com suas diretrizes institucionais, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento da inovação em saúde no país. Além disso, tem como objetivo preparar pesquisadores para desenvolver produtos, serviços e processos inovadores que possam solucionar problemas reais da população brasileira e avançar ainda mais na transferência de conhecimento gerado na Fundação.
Em um programa de pré-aceleração as atividades realizadas buscam validar oportunidades, criar estratégias e desenvolver novas habilidades de forma ágil, direcionada e experimental. A metodologia adotada no Inova Labs foi criada pela Biominas e implementada em mais de 160 ideias e projetos no setor de saúde e de ciências da vida.
Celeste explicou que o primeiro eixo envolve, a princípio, a criação de spin-off com base em conhecimento científico institucional. “Já o segundo eixo está voltado para a área do aprendizado e da capacitação. É neste segmento que se enquadra o Inova Labs, pois trata-se da difusão de uma cultura de modelo e de negócio no qual podemos absorver os conceitos de forma crítica e analítica para incorporar o aprendizado no modelo Institucional que está em processo de construção”, disse a coordenadora.
Estiveram presentes na reunião dois cases de sucesso do Inova Fiocruz: Hyla Biotech e Zelo Sáude do Idoso.
A startup paranaense, Hyla Biotech, trabalhou para criar uma tecnologia capaz de diagnosticar precocemente o surgimento de câncer no corpo humano. Por meio de um biossensor prognóstico, Hyla tem a capacidade de detectar um tumor antes dele ser descoberto pelo teste padrão disponível no mercado. “Diminuir os custos para o sistema de saúde e agilizar o diagnóstico para o paciente é a grande vantagem da tecnologia Hyla Biotech”, afirmou uma das fundadoras da startup, Maria Luiza dos Santos.
A Plataforma Zelo Saúde é voltada à gestão do cuidado em saúde da população idosa e funciona por meio de três aplicações, “sendo duas aplicações mobile para smartphones Android e IOS (Zelo Profissional de Saúde e Zelo Cuidador/Familiar) e uma aplicação web (Zelo Gestor), sistematizando um conjunto de informações que permitem a comunicação e integração entre gestores, médicos e/ou enfermeiros e cuidadores/familiares de pessoas idosas, possibilitando a melhoria do cuidado com o apoio à tomada de decisão”, explicou a gestora do Zelo, Ivana Barreto.
“Apostar nos cientistas é fundamental. Receber esse apoio da Fiocruz estimula efetivamente o ecossistema de empreendedorismo que nós queremos desenvolver”, finalizou o coordenador da Câmara de Inovação, Produção e Empreendedorismo, Odorico Monteiro.
Saiba mais sobre o Programa Inova Labs: http://conteudo.biominas.org.br/programa-inova-labs-fiocruz
Utilizamos cookies do Google Search, LinkedIn Ads e Google Maps para coletar informações sobre como os visitantes usam nosso site e realizar gerenciamento dessas informações para promover ações direcionadas. Esses cookies coletam informações agregadas para nos dar uma ideia de como nosso site está sendo usado.