O I Workshop de Saúde Digital do Norte e Nordeste chegou ao fim nesta terça-feira, 3 de novembro. O evento promovido pela Liga Interdisciplinar de Saúde Digital (LISD) recebeu o ex-aluno de Medicina da Harvard Medical School e fundador do HACKMED Cauê Gasparotto, que ministrou uma palestra sobre Inovação e Empreendedorismo em saúde e a sua trajetória. HACKMED é uma iniciativa independente que visa transformar a área da saúde no Brasil, empoderando pessoas a serem agentes transformadores do seu próprio ecossistema. O presidente da LISD, Gabriel Santos, abriu o evento e passou a palavra para o convidado.
Gasparotto contou que despertou o interesse pelo empreendedorismo no terceiro ano da Faculdade de Medicina, quando cursou a disciplina de Inovação e Empreendedorismo na Universidade de São Paulo (USP). Por conta dessa experiência, Cauê decidiu criar um projeto de mentoria de carreira com o objetivo de ajudar seus colegas de curso que estavam desmotivados. Esse programa focou na perspectiva de carreira dos alunos e na tentativa de oferecer apoio emocional. “O meu foco era conseguir ajuda-los. Sentia todos muito sobrecarregados e perdidos. Gosto de trabalhar com o Empreendedorismo, porque conseguimos aplicar a teoria na pratica”, acrescentou.
Sobre a experiência em Harvard, o médico citou sua participação no Hackathon, evento que reúne profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho, com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios. No caso, Gasparotto e sua equipe criaram um protótipo de rede social para ajudar estudantes dos Estados Unidos a lidarem com a saúde mental de forma correta. O projeto ficou em segundo lugar na competição.
Ao explicar sobre a criação do HACKMED, ele contou que em 2018, durante intercâmbio em Harvard, participou de uma palestra sobre o MIT Hacking Medicine – grupo fundado em 2011 que tem como objetivo acelerar e impulsionar o Empreendedorismo e a Inovação em saúde nos EUA. Durante a palestra, lembra ele,” só um pensamento passava pela minha cabeça: como seria importante ter algo parecido no Brasil. Assim nasceu o HACKMED”.
Ao final, Gabriel Santos mediou as perguntas, parabenizou o convidado pela participação e acrescentou: “É muito inspirador ouvir alguém que já teve as mesmas dúvidas que a gente e está dando certo, muito obrigado pela excelente palestra”. Cauê agradeceu pelo convite e parabenizou a LISD pelo evento.
O presidente da LISD apresentou um vídeo de encerramento e concluiu: “Devemos melhorar a engenharia da saúde com o objetivo de acompanhar a velocidade de progresso da Ciência, porque assim iremos unificar, trocar e adaptar as modalidades de saúde móvel. Com isso poderemos permitir que a Inteligência Artificial possa nos ajudar nas tomadas de decisões clínicas”
Representando a LISD, Gabriel Santos agradeceu aos integrantes e participantes do evento pelo zelo, apoio e pelo carinho em cada etapa deste Workshop.”
Mais sobre o Workshop
Acesse a íntegra da palestra e acompanhe o Workshop no link
Siga a LISD no Instagram @liga.saudedigital
Acesse mais informações e a cobertura completa do I Workshop de Saúde Digital do Norte e Nordeste
http://lariisasaudedigital.com/news/lisd-promove-i-workshop-de-saude-digital/embed/#?secret=TmeHTsilxH