Aconteceu nesta segunda-feira, 26.10, a estreia do I Workshop de Saúde Digital do Norte e Nordeste, realiza do pela Liga Interdisciplinar de Saúde Digital (LISD). Com o intuito de propagar o universo tecnológico da saúde, os integrantes da LISD idealizaram o evento que reúne grandes profissionais da Medicina, da Ciência e da Tecnologia do Brasil.
O primeiro dia de evento contou com a presença de Fabio Moraes, médico radio-oncologista, pesquisador, professor assistente e membro do Comitê Diretor de Inovação e Liderança da Queen’s University e Kingston Health Sciences Center no Canadá que palestrou sobre Inteligência Artificial na Medicina, Ciência de dados, intercâmbio e pesquisas de inovação que facilitam o desempenho dos profissionais da saúde.
O presidente da LISD, Gabriel Santos, agradeceu a presença de todos e explicou os objetivos do workshop, em seguida passou a palavra para o professor e orientador da LISD, Odorico Monteiro, que abriu o encontro apresentando o pesquisador Fábio Moraes. Odorico ressaltou a importância da Saúde Digital nos dias atuais e seu impacto na Medicina contemporânea. O professor parabenizou os integrantes da Liga pela iniciativa de criar um workshop virtual com palestrantes renomados na área da saúde e tecnologia. “Estamos muito felizes por essa iniciativa dos ligantes e gostaria de enfatizar o orgulho que nós temos de vê-los liderando esse debate sobre saúde digital no Brasil” ressaltou Odorico.
Fabio Moraes destacou a grande demanda que os médicos do Brasil estão sofrendo atualmente, o que seria capaz de gerar um possível declínio de rendimento do profissional. Para Fábio, a solução dessa questão gira em torno do cuidado centrado do paciente, onde o sistema de saúde, o governo e os médicos se dediquem no atendimento integral com apoio da zona de inovação e todo o potencial da Inteligência Artificial (IA), do Machine Learning e da Telemedicina. “Tecnologia não é o problema, nós temos acesso a todas elas, mas precisamos de uma massa de pessoas, professores e profissionais, com capacidade de ensinar e insistir na inovação”, citou Fábio.
O médico-pesquisador discorreu também sobre a ciência de dados e a sua importância para a assertividade dos diagnósticos. Também falou sobre Residência internacional e as habilidades necessárias para um estudante/profissional ser introduzido na área de pesquisa em Medicina. Finalizou orientando os alunos a como encontrar o seu nicho dentro da Medicina.
Durante o debate, Gabriel mediou a participação do público. Nessa ocasião, o pesquisador Fábio Moraes recomendou o Hack Med, projeto sobre inovação e empreendedorismo na saúde fundado pelo estudante de Medicina da Universidade de São Paulo, Cauê Bueno, que irá palestrar em 03 de novembro no Workshop. “Gostaria de agradecer e parabenizar toda a Liga pelo evento e desejar sucesso a todos nessa grande jornada inovadora”, finalizou Fabio. O presidente da Liga encerrou o primeiro dia de evento agradecendo a presença de todos, especialmente do pesquisador Fábio e do professor Odorico. Também convidou o público a assistir a palestra do professor Geison Lira sobre o novo modelo educacional (Edutech) no dia 27 de outubro ás 19 horas.
O I Workshop de Saúde Digital do Norte e Nordeste, que iniciou nesta segunda-feira, irá acontecer até o dia 03 de Novembro às 19 horas, no canal do Youtube da LISD.
Acesse a íntegra da palestra e acompanhe o Workshop no link
Siga a LISD no Instagram @liga.saudedigital
Acesse mais informações e a a programação completa do I Workshop de Saúde Digital do Norte e Nordeste
http://lariisasaudedigital.com/news/lisd-promove-i-workshop-de-saude-digital/embed/#?secret=e8Se2fq60D