Saúde Digital e os impactos no Sistema de Saúde em pauta no terceiro dia do Workshop

A Saúde Digital e o seu impacto no Sistemas de Saúde foram tema do terceiro dia do I Workshop de Saúde Digital do Norte e Nordeste, na quarta-feira, 28 de novembro. O orientador da Liga Interdisciplinar de Saúde Digital (LISD), professor Odorico Monteiro, abordou o tema. O evento também teve a participação do professor do Departamento de Informática do Instituto Federal do Ceará(IFCE) Aracati, Valter Costa, e a pesquisadora da Fiocruz Ivana Barreto. O presidente da LISD, Gabriel Santos, abriu os trabalhos.

O professor Odorico enfatizou que as tecnologias estão divididas nas eras agrícola, industrial e da informação e explicou como ao longo do tempo essa evolução influencia a Medicina e os Sistemas de Saúde.

Nesse contexto, Odorico destacou o quanto a Inteligência Artificial aplicada à Saúde Digital pode facilitar a vida de pacientes e profissionais. “Não podemos mais pensar em sistemas de saúde sem pensar na Saúde Digital. Infelizmente essa ainda não é a realidade do Brasil, mas isso é algo que precisamos fortalecer como política pública para futuramente implementarmos disciplinas de Saúde Digital nas Faculdades de Medicina”, citou.

Sobre a era sucessora a da informação, a era molecular, Odorico citou a sociedade pós-humana, que utiliza da nanotecnologia para curar células do corpo humano. Ressaltou também que essa realidade robótica estará cada vez mais próxima da Medicina a partir de 2024. “O trans humanismo é um debate cada vez mais forte, não há dúvidas de que nós estamos caminhando a favor dele”, concluiu.

Ivana Barreto discorreu sobre a Plataforma Zelo Saúde suas funcionalidades, objetivo principal e o processo de criação. Em seguida, Valter Costa falou sobre Machine Learning no âmbito da mortalidade infantil e materna pós-parto. Ao final, Gabriel acrescentou: “É de grande valor perceber que tudo o que é ensinado não fica só no papel, porque já se têm soluções digitais como essas indo à campo”.

A Plataforma Zelo Saúde estará disponível para instalação nos smartphones Android e IOS, com duas interfaces (profissional de saúde e cuidador/familiar), formando um conjunto de informações que permitem a comunicação e interação entre médicos e/ou enfermeiros assistentes e cuidadores/familiares de pessoas idosas dependentes, possibilitando a melhoria do cuidado.

Interdisciplinaridade

Os palestrantes falaram sobre como é trabalhar diariamente com a interdisciplinaridade e sobre estar constantemente saindo da zona de conforto da sua profissão. “Palavras que para mim soavam estranhas hoje soam familiares. Tem sido um aprendizado muito satisfatório. Toda ciência aplicada exige interdisciplinaridade, porque a vida e a ciência são complexas”, acrescentou Ivana Barreto.

Para finalizar o debate, Gabriel falou sobre como é lidar com as diferentes linguagens da interdisciplinaridade dentro da LISD, que é composta por estudantes da Faculdade de Medicina, Engenharia da Computação e Enfermagem. “A primeira reunião da Liga foi bem conturbada, nós falávamos linguagens muito diferentes, mas hoje em dia o grupo está muito forte, e eu tenho orgulho de todos que estão aqui, porque todos se esforçaram para adquirir uma linguagem única”, acrescentou e agradeceu a presença de todos.

Mais sobre o Workshop

O I Workshop de Saúde Digital do Norte e Nordeste acontece até o dia 03 de novembro às 19 horas, no canal do Youtube da LISD.

Acesse a íntegra da palestra e acompanhe o Workshop: https://www.youtube.com/watch?v=bhargQEONF4

Siga a LISD no Instagram @liga.saudedigital

Acesse mais informações e a programação completa do I Workshop de Saúde Digital do Norte e Nordeste

LISD promove I Workshop de Saúde Digital

http://lariisasaudedigital.com/news/lisd-promove-i-workshop-de-saude-digital/embed/#?secret=cmFW6Fucxb

Acesse o site Zelo: http://zelo.lariisasaudedigital.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *